quinta-feira, junho 29, 2006

ipsis verbis

"Eu quero é que os portugueses se fodam."

João César Monteiro, um "pateta" que fazia cinema. Bom cinema.

Neste momento, e depois de tão acesa discussão no meu post anterior, apetece-me muito citar César Monteiro.

16 comentários:

MPR disse...

Ipsis verbis, ponto e virgula, o João César conheci-o eu muitos anos e estive no seu enterro. Era um louco, auto-proclamado, e que alimentava essa loucura para colmatar um forte sentimente de desadequação. "Os portugueses que se fodam" foi uma frase que ele proferiu depois de "fazer" o Branca de Neve, que é um filme falhado, aliás é uma birra de um homem que colocou (facto) o casaco em frente à câmera e disse aos actores para lerem o texto, quando percebeu que não conseguia fazer o filme, mas tendo já recebido o dinheiro e estando sob contrato. O João César amava a sua cidade e era português de gema. Dos locais, às ruas, os cheiros, as temáticas, até ao arroz malandrinho com pescada frita que ele tão bem cozinhava. Isso estava na sua obra inteira, era um dos factores da sua genialidade, a loucura muitas vezes preversa mas com uma ligação estreita à sua cultura e ao seu mundo. Um dos grandes problemas do cinema português é exactamente o facto de estar desligado da sua realidade, se poder passar aqui ou na China, tal não se passava com o João. Olha por exemplo para o seu filme de despedida "Vai e Vem" e torna-se evidente. A frase foi dita por um homem perdido, a morrer e num momento de falhanço artístico e pessoal, não é um reflexo da sua vida, obra ou forma real de pensar e sentir.

Anónimo disse...

A diferença está na vivencia e na importancia das coisas!
Desculpa-me mas não entendo a agressividade na discussão de um assunto como o futebol!
E mantens essa agressividade...
Desculpa (mais uma vez) mas no teu caso só posso compreender isso devido á tua tenra idade (sim, com a idade mudamos atitudes, acredita!!!) tal como, no caso do João César, lhe desculpava pela genialidade da sua loucura. Se assim não fosse, voçês seriam apenas arrogantes e mal educados!
Mas apesar de não conhecer nenhum dos dois pessoalmente, acredito que haja mais por detrás disto!

Beijocas, B.

polegar disse...

epá, desculpem, não consigo compreender a obra desse mestre. e depois conheço todas as histórias de bastidores... era um louco, sim, e já me fez rir (sem saber) muitas vezes... eheheh (estou aqui a lembrar-me de umas coisas LOL)
mas pronto. são gostos...

agora quanto à frase... sabes que mais?
quero que fodam, muito, tenham muitos orgasmos e adormeçam de sorriso na cara e peito revigorado... para ver se saem desta dormência, deste autismo, desta apatia...
:)

Anónimo disse...

sim que se fodam os portugueses, que se foda esse grupo de otários com os olhos fechados que olham para todos aqueles que os tentam acordar com desconfiança, criticando todas as suas opiniões, porque no seu mundo à certas verdades que não são para ser ditas, e quem o faz ou é jovem, louco ou arrogante.

MPR disse...

Camarada Anónimo. Sem querer ser picuinhas, mas há, do verbo haver em frases como "há certas verdades" com acento agudo e não grave. Depois, sem querer ser nacionalista extremado, mas não "os portugueses" serão os de nacionalidade portuguesa. Se não fores alemão ou o que seja, então posso supor que te consideras um otário com os olhos fechados que olhas para todos aqueles que te tentam acordar com desconfiança, criticando todas as suas opiniões, porque no teu mundo HÁ certas verdades que não são para ser ditas, e quem o faz ou é jovem, louco ou arrogante.

MPR disse...

E já agora, que verdades são essas?

groze disse...

MPR, obrigado pela elucidação. Acho que se justificava. De facto apenas citei João César Monteiro à luz de uma (alguma) raiva momentânea, sem me preocupar com o contexto. Claramente fui incongruente, e desde já peço desculpas.

Um Abraço.

MPR disse...

Groze, não há problema. Há pequenas coisas que me tocam de uma forma mais pessoal, só isso...

polegar disse...

ó groze, mas é para isso que servem os blogs... para despejarmos o que nos vai na alma num certo momento e depois, se acharmos que o ânimo ou a opinião mudou, falarmos sobre o tema de outra perspectiva. porque somos todos pessoas, com altos e baixos... e um blog é só o reflexo escrito disso mesmo ;)

Anónimo disse...

Ora, agora tou "contenti"!

Mais uma para "amandar" à cara de quem me diz que sou uma ingénua por ainda acreditar nas pessoas!
Gosto de pessoas que assumem os seus "erros", porque TODOS erramos, mas, infelizmente, nem todos temos a capacidade de pedir desculpas sinceras!

Beijos GRANDES e Divirtam-se!
B.

MM design disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MM design disse...

Para o inadaptado Blogger!
Agora digam, vocês os detractores da Selecção de Portugal, onde podem encontrar um grande vontade e querer como é a desta enorme Nação !
O Futebol não merece o nosso orgulho? Não merece esta onda de apoio e solidariedade? Não trará este feito vantagens económicas e sociais a este país?
A sí e a muitos como o senhor pergunto, onde está a mediocridade desta Selecção? Das melhores quatro do MUNDO, já ninguém nos tira!
Você têm qualquer direito de sair à rua para festejar? Espero que tenha vergonha na cara e se resigne, a esconder no buraquinho que o aguarda
Sejam PATRIOTAS!!! VIVA PORTUGAL!!!

groze disse...

Até agora o único factor minimamente económico que vejo foi gastos de gasolina devido à quantidade de automóveis pelas ruas. E não, não vou sair para comemorar a vitória da NAÇÃO. Quando fomos campões do Mundo de futebol de praia também não saí. Nem quando fomos de hóquei. Nem quando o Saramago recebeu um Nobel. Não saí nem saio. E pode vir com essas ironiazinhas que quiser. Foi uma equipa medíocre que enfrentou outra equipa medíocre. Não são as estatísticas que dizem tudo, e não é por a selecção estar em quarto num campeonato do mundo que isso vai pôr Portugal mais acima no contestado ranking da FIFA. Tiveram sorte em chegar aqui. Chegar por chegar, que tivesse chegado a República Checa, que tem um futebol bem mais bonito e eficaz. Infelizmente, por AZAR (que no futebol de hoje é só isso que conta) ficaram pelo caminho. E, sim, escondo-me no meu buraquinho, a jogar Resident Evil REmake, a beber whisky, a escrever e a cagar-me para a NAÇÃO (pelo menos para a selecção, que eu não confundo as coisas) e para pessoas como o senhor. Ainda bem que a sua selecção ganhou, meu caríssimo amigo. Agora vá ser feliz. Vá gastar dinheirinho em cervejas e em aperitivos, vá gastar dinheiro a andar de carro por aí, para depois me vir falar dos benefícios económicos para o País. Que esses, o tal povo que afirma que mexe a "máquina" (sempre abominei estas metáforas), nunca sentirão as melhoras económicas que o futebol trará. Quer-me convencer do contrário? Nem tente. Vá festejar. Esqueça tudo em prol da NAÇÃO. Estou-me bem a lixar para o que faz ou deixa de fazer. Se gosta tanto das vedetas da selecção, bem pode acomodá-los no intestino delgado.

groze disse...

Atirava-lhe com gosto uma pedra à testa.

MM design disse...

Esconde-te bem fundo nesse buraco, ofende-me o que quiseres mas respeita a Nação! Palhaços como vocês deviam ser corridos ao pontapé até à fronteira! Idiota com manias da intelectualidade!
Quanto à ameaça da pedra que atiravas, cuidadinho óh palhaço, que eu sei onde tu moras e depois queixas-te!

Anónimo disse...

Ó meus amigos!!!!!!!!!!!!!!!
Então isto é necessário?!?!?!?!?!?
Desculpem-me (se não quiserem não desculpem!!) que vos diga, mas voçês são os dois extremamente egoistas e muito arrogantes!
Não há pachorra!

Vão mas é ser felizes!!
B.