quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Afinal, também quero ir ver:




para além do Coraline, o Watchmen, porque, francamente, é baseado naquela que será quase de certeza a melhor banda desenhada de sempre, e porque me parece uma adaptação fidelíssima à "novela gráfica". Para os mais desatentos: Watchmen não é uma "história de heróis. É mais do que isso. Portanto, aconselho a que comprem a BD ou, pelo menos, que vão ver o filme, para que entendam. Quando muito, Watchmen será uma história de anti-heróis... mas é que mesmo essa definição seria redutora. Ou talvez não, se se ligar a esse tipo de filmes. Verdade seja dita, este terá o seu "quê" de filme de heróis. A ser como a BD, pelo menos. Mas era tão bom que se visse para além disso... porque a BD (e arrisco-me a dizer que também o filme) vai para além disso. Mesmo que o filme não esteja nomeado para nenhum Oscar. Que não seja um Milk nem um Slumdog Millionaire que, esses, sim, me cansam, de tão exageradamente publicitados para o valor real que têm.

P.S.: E o Estranho Caso de Benjamin Button decepcionou-me a vários níveis. Por esperar mais do realizador e por esperar mais da adaptação de um dos contos mais geniais que já li. Adaptação, aliás, que não vai buscar nada mais, ao conto, que os nomes das personagens, o que é lamentável, porque transformaram uma reflexão sobre o tempo e a idade num romance pejado de moralismos fáceis à lá Forrest Gump e de humorzinho de ocasião, aliados a uma forma de contar a história que só me fez lembrar o Big Fish, do Tim Burton, o filme todo. O que seria bom, se fosse um filme do Tim Burton. Sem os moralismozinhos. Basicamente, David Fincher vendeu-se para dar uma imagem mais amiga da família, e o argumentista transformou um conto de F. Scott Fitzgerald num romancezito do Nicholas Sparks.

3 comentários:

aquelabruxa disse...

ah! olha, exactamente o que eu achei sobre o benjamin... parecia mais filme do tim burton que do david fincher, e também não achei que vale todo o hype à volta!
sem desconsiderar o tim burton, que gostei muito de alguns dos seus filmes...

groze disse...

Exacto, também gosto MUITO de alguns filmes do Tim Burton, mas, enfim, estou habituado a outro tipo de coisas, do David Fincher... quer dizer... Alien 3, Fight Club, Se7en, Zodiac, The Game, Panic Room e esta... coisa? Acho que há estilos e estilos, e, como dizem os ingleses, each to their own.

aquelabruxa disse...

pois! e o mesmo sobre o revolutionary road, também não me "lembrou" sam mendes, só um pouco ao fim, mas já era tarde demais... o que é que se anda a passar com estes realizadores?