domingo, março 01, 2009

Em resposta a um convite de uma amiga:

Quando passei pelo blog de uma grande amiga, a Joana, deparei-me com um convite em corrente que lhe tinha já sido endereçado pela Soledade, convite no qual sou interpelado a pegar no livro que me estiver mais próximo, abri-lo na página 161 e transcrever a 5ª frase completa que nessa página encontrar. O primeiro livro em que peguei não tinha 161 páginas (Ninguém Escreve ao Coronel, de Gabriel García Márquez), e o segundo livro que me estava mais à mão era o que está na minha mesa de cabeceira, que é, aliás, como em quase todo o meu quarto, um livro de poesia, no caso, como o último poema que aqui coloquei indica, a Antologia Poética, de António Ramos Rosa. Não sabendo se um livro de poesia conta, mas mantendo o espírito de "pegar no primeiro livro que te aparecer", vou escrever a primeira quinta frase completa (portanto, presumo que aquilo que considerar a 5ª frase completa, já que a falta de pontuação torna difícil distinguir onde começam e acabam as frases nestes poemas) do que encontrar na página 161 do livro.

Imitação processual tirada do blog da Joana:

- Agarrar o livro mais próximo: Ninguém Escreve ao Coronel, de Gabriel García Márquez (menos de 161 páginas) - Antologia Poética, de António Ramos Rosa.

- Abri-lo na página 161: segunda página do poema Daqui deste deserto em que persisto, retirado do livro A Nuvem Sobre a Página, de 1978.

- Procurar a 5ª frase completa:

«Pus de parte as palavras gloriosas/na esperança de encontrar um dia/o diadema no abismo»

- Passar a cinco pessoas: João, Sandra, Cláudio, Luís, Mónica

Desejo, sinceramente, o mesmo que já a Joana desejava: boas leituras!

2 comentários:

whyme disse...

Amigo, beijinho enorme**

aquelabruxa disse...

esqueci-me de passar a cinco pessoas, que trapalhona...